Couch Surfing – O que é isso?

23/02/2011 at 9:41 pm Deixe um comentário

Um dia desses estava eu lendo o Olhar Digital, leitura obrigatória pra quem quer saber sobre web e tecologia. Foi então que me deparei com o Couch Surfing. Mas o que seria isso? Um site em formato de rede social que permite que você se conecte com viajantes de todo o mundo.

Lá, é possível criar vínculos por puro interesse. Acredite, as pessoas desta rede social esperam encontrar amigos camaradas que doem um espacinho do seu lar para se hospedarem durante sua viagem. É por isso que o nome é bem peculiar e traduzido ao pé da letra quer dizer “surfando no sofá”. Ocupar o sofá alheio em outras culturas é o objetivo desses internautas.

O projeto, além de permitir este intercâmbio, também dá opções para aqueles menos aventureiros. Podem ser criados e organizados eventos, festas e passeios turísticos. E olha que, apesar da minha ignorância, o projeto não é novo. Desde 1999 já havia sido registrado este domínio, porém apenas em meados de 2006 ele começou a ganhar forma.

Acabei descobrindo, comentando sobre o assunto pela web, que um amigo já utilizou seus serviços e não se arrepende. Por isso, resolvi fazer uma pequena entrevista com @thulks para que ele me contasse sua experiência e pudéssemos ter uma visão melhor sobre o Couch Surfing.

1- Como você conheceu o Couch Surfing?

Eu estava com alguns amigos na praia fazendo um luau quando um guri de Curitiba perguntou se éramos do ‘CS’, já que a comunidade do Recife tinha combinado um Meeting no mesmo local. Ficamos curiosos com o ‘CS’ e então ele explicou que era o Couch Surfing (não Counter Strike), como era e funcionava. Me interessei e então criei o perfil.

2 – No seu primeiro contato, teve medo de se arriscar abrigando pessoas que você não conhecia com tanta intimidade?

Na verdade não. O primeiro que hospedei foi o guri de Curitiba. Como eu estava só em casa, o chamei junto com alguns amigos meus pra ver filme, conversar, essas coisas. Foi algo bem simples. Mas sempre quando alguém pede por couch, eu sempre troco algumas ideias pra criar um mínimo de intimidade e fazer com que a pessoa se sinta confortável aqui em casa.

3 – Como foi sua experiência com a rede? É simples de usar e simples de criar amizades que queiram se aventurar?

Até agora tem sido boa. O site, acho, precisa de algumas modificações. O próprio CS pede que você só adicione a pessoa depois que conhecê-la pessoalmente. Acho isso certo, mas pra você adicionar é meio complicado. Você responde desde o grau de confiança da pessoa ao dia que a conheceu, são perguntas que te cansam. É um processo meio longo adicionar alguém.

Fora isso, sempre tem pessoas que queiram viajar pelo litoral, colocar mochila nas costas e sair por aí. Nas férias em janeiro, um garoto, também de Curitiba, queria visitar o litoral sul de Pernambuco, fizemos um roteiro e passamos dois dias visitando as praias daqui. Eu acho legal porque essas experiências te fazem ter outra visão do mundo e das pessoas, fora que te ajuda a amadurecer mais em certos aspectos.

4 – Quais dicas você dá para quem quiser entrar na rede e conhecer o mundo?

A primeira dica que eu dou é paciência. Como o site usa o sistema de referências, nem sempre você é bem recepcionado em algumas comunidades por ser novo no CS. O que aconselho a fazer é usar a política da boa vizinhança sempre, ser educado, ler as regras da comunidade, ter cuidado com as palavras. E se você tem curiosidade de conhecer os lugares, dicas e pessoas pra te mostrar, estando nos limites da comunidade, saia mandando mensagem porque sempre irão te mostrar as melhores coisas pra se conhecer. Sempre terá alguém que queira sair, compartilhando uma aventura.

 

Entry filed under: Uncategorized.

Falando de redes sociais – novidades de 2011 Prosumidor – O que é isso?

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FOLLOW ME

Atualizações Twitter

PARCEIROS

Pense nisso:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« jan   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

