Falando de redes sociais – novidades de 2011

05/02/2011 at 3:03 am 8 comentários

Se você pensar “oras, mas eu já conhecia essa rede social em 2010” não me julgue. Como para mim são todas novas, sim, são novidades de 2011. E resolvi fazer um mix dessas  redes fresquinhas na internet que realmente me interessaram e possuem uma proposta de integração com pessoas bem bacana. Em duas delas eu já estou me aventurando e em outra só espiando. Mas mesmo assim, deixarei aqui minhas considerações de mais essas nossas companhias da web. Vamos falar do Quora, Cromaz e do Parobook. Por partes, para ninguém ficar perdido.

QUORA

Fui apresentada ao Quora dando aquela rodadinha básica noturna nos meus blogs preferidos de comunicação. E lá estava o post do Midiatismo me dizendo que deveria me arriscar e tentar o Quora. Dito e feito. Acessei e criei meu perfil. Como o próprio post diz, essa rede social pode ser uma boa candidata à tendência 2011. Sua meta é fazer com que seus usuários discutam assuntos de interesse comum agregando conhecimento. Na verdade, ele disponibiliza o espaço para que qualquer um levante um questionamento e qualquer outro possa responder de acordo com suas experiências. Nele, também existem seguidores e seguidos. Então, no todo, o Quora tem um quê de Formspring, Twitter e Wikipédia.

Pontos positivos:

Integração cultural – Conteúdo de alta relevância – Facilidade de montar perguntas e respostas de teor livre.

Ponto negativo:

Único idioma adotado é o inglês, inclusive este é um ponto que muito desagrada @roneyb.

CROMAZ

O Cromaz é uma rede verde e amarela! Isso mesmo! Diferente do Quora onde tudo está em inglês, o Cromaz foi desenvolvido por brasileiros e prioriza o contato com pessoas que estejam próximas, mas que nunca se deram conta disso. Aqui nessa rede a ideia é levar usuários que morem próximos, no mesmo bairro ou região, a se comunicarem, se conhecerem e trocarem informações importantes. Até mesmo empresas podem se cadastrar e se apresentarem de maneira mais focada para aqueles que realmente precisam de seus serviços. Vizinho, essa é a palavra chave do Cromaz. Já imaginou que podem existir milhares de pessoas com os mesmos gostos e perfil que você mais perto do que imagina? Um dos grandes problemas de nossas redes é saber que mesmo fazendo grandes amizades, nem todas poderão se concretizar no mundo offline. No Cromaz a história é diferente. Estar perto é ser mais real. A rede ainda está se descobrindo, então tem alguns pontos que precisam ser melhorados. Mesmo assim, valhe a pena!

Pontos positivos:

Conhecer pessoas ao seu redor – Encontrar serviços e produtos em sua região – amizades mais fáceis de serem mantidas

Pontos negativos:

Sistema lento – Dificuldade de encontrar os usuários -Dificuldade de adicionar usuários – Dificuldade de visualizar seu perfil

PAROBOOK

Qualquer semelhança com o Facebook não é mera coincidência. Eles fizeram tudo na cara de pau mesmo. Só cores e um pequeno detalhe no pessoalzinho se conectando que é diferente. Fora isso, mesmo design. Acredite e aceite. Mas, o mais importante é que o Parobook nasceu na Espanha com o intuito de agregar desempregados. Alí eles podem desabafar e quem sabe, descolam uma vaguinha diante da grande crise econômica espanhola. Mas sua intenção maior não é arranjar emprego pela rede e sim poder compartilhar sua experiência enquanto o perrengue é fato na vida desses usuários. Divertido, não? Quer dizer, ninguém quer estar desempregado, mas a ideia do Parobook é interessante. O nome é inspirado em “parados”. A cada minuto sete novos usuários são registrados. O que o desemprego não faz! Não posso apontar pontos positivos e negativos para ele, afinal, ainda não tenho conta. Nem pretendo, de verdade! Fica a dica para algum espanhol meu leitor!

Enfim, espero que no próximo mês eu tenha mais notícias sobre redes sociais. E no outro e no outro. E que 2011 continue com um ritmo acelerado, assim como em janeiro pude perder o ar de tanta coisa legal acontecendo!

Entry filed under: mídias sociais, Novidade. Tags: , , , , , , , , .

9 dicas imperdíveis para ser uma blogueira de sucesso! Couch Surfing – O que é isso?

8 Comentários Add your own

  • 1. Roney Belhassof  |  05/02/2011 às 3:33 am

    Só conhecia o Quora que realmente me incomodou com a restrição pois acho que a essa altura não faz sentido criar um ambiente para redes sociais online que não seja multilíngue. É como um restaurante em uma cidade turística onde não se fale pelo menos as 5 línguas principais… Ops!! 🙂

    Apesar disso acho que o problema do Quora é não dar bastante destaque para os indivíduos, o foco dele está nas perguntas e nos temas. Como o delírio de fama online é um forte fator de atração para os humanos acho que ele pode ter dificuldades em se estabilizar, se bem que será interessante se eu estiver errado e ele virar uma febre!

    Olha, mesmo que eu estivesse desempregado eu não entraria no Parabook, sabe como é, né? Diga-me com quem andas… 🙂 Será que tem uma rede só para gente que sobe de cargo todo ano? 😉

    Gostei bastante da proposta do Cromaz, espero que eles resolvam os problemas.

  • 2. cyntiasbravo  |  05/02/2011 às 6:26 pm

    Concordo com os problemas do Quora, Roney! Hoje a internet não pode mais ter limites. Todos devem estar aptos a participarem e a serem bem-vindos independente da sua cultura. Além deste detalhe que você levantou sobre o destaque nas questões com pouco foco para pessoas.
    Quanto ao Parabook é muito comprometedor mesmo! Quase um queima-currículo!
    E também torço pelo Cromaz! Temos que apoiar nossas raízes!!!

  • 3. cronicasdeumapessoacomum  |  06/02/2011 às 2:24 am

    Já tinha ouvido falar nesse Cromaz. Achei a idéia ótima, mas não tenho certeza se quero me conectar com meus vizinhos não.

  • 4. cyntiasbravo  |  08/02/2011 às 12:13 am

    Confesso que também fiquei com medo de me aventurar no Cromaz. Mas, o que está na rede é pra ser testado! Tô eu lá!

  • […] https://comuniquec.wordpress.com/2011/02/05/falando-de-redes-sociais-novidades-de-2011/ Esta entrada foi publicada em As Redes. Adicione o link permanenteaos seus favoritos. ← Apresentação LikeBe the first to like this post. […]

  • 6. concursos publicos  |  15/04/2011 às 6:20 pm

    Confesso que nao conhecia estas redes sociais, vou atualizar mesu contatos e entrar nestas novas redes tambem.

  • […] com um ritmo acelerado, assim como em janeiro pude perder o ar de tanta coisa legal acontecendo! https://comuniquec.wordpress.com/2011/02/05/falando-de-redes-sociais-novidades-de-2011/ LEIA […]

Deixe uma resposta

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FOLLOW ME

Atualizações Twitter

PARCEIROS

Pense nisso:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« jan   abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

