Qual será o futuro do Mobile Marketing?

22/02/2010 at 3:14 pm Deixe um comentário

O número de usuários de telefones celular é crescente. Não há quem não tenha um celular pessoal, outro para o trabalho e um qualquer, que está jogado pelos cantos. Por isso, há pouco tempo atrás eu via o Mobile Marketing como uma ótima opção para todos, tanto aqueles que anunciam, quanto aqueles que recebem as notícias, promoções e sugestões via celular de forma rápida e rasteira. Mas a rasteira acredito que foi da vida no próprio Mobile Marketing.

O mobile marketing já é comum em vários países por aí. Mas tenho percebido que no Brasil ainda caminha a passos lentos, quase rastejantes. O que será que tem dificultado este processo de adaptação?Até mesmo as redes sociais, que se tornam febre a cada minuto, estão mais presentes em nossas vidas.

O Qr Code, por exemplo,  parecia a invenção do século, onde poderíamos nos divertir de forma inusitada acessando a câmera do celular. Agora uma pergunta curiosa: quando foi a última vez que você se interessou em ver o que este código mágico escondia por trás de suas curvas? Bem, eu posso dizer que não faço isso há uns bons 4 meses. E olha que as ofertas são grandes.

E quanto à publicidade feita através de broadcast? Acho que teremos grandes problemas enquanto a decisão da ANATEL for de proibir que as operadoras de celular enviem promoções e afins via sms sem a autorização dos clientes. O opt-in e o opt-out já é realidade em nossas vidas até mesmo através dos e-mails. Mas, nem o pontapé inicial poderá ser feito. Ou seja, como continuar se não poderemos começar? Como o cliente poderá escolher se quer receber as mensagens? Mais um problema.

Acredito que daqui a um tempo bom, com mais pessoas utilizando iPhones, esta posibilidade do marketing poderá ganhar mais forma aqui no Brasil. Afinal, são tantos aplicativos que não tem como não se fascinar. Acredito ainda que as operadoras devem se preparar melhor para atender a seu grande número de usuários. Pelo que tenho visto, a cobertura no Brasil não tem sido de dar inveja em ninguém, muito pelo contrário, tem arrancado gritos de raiva.

Meus votos são para que o Mobile Marketing faça história e que nós comunicadores tenhamos mais uma ferramenta para trabalhar boas campanhas.

Sobre o mercado de celulares e mobile marketing você pode conferir algumas boas fontes, como MobilePedia e TELETIME.

Anúncios

Entry filed under: Geral. Tags: , , , .

As melhores imagens pintadas em Pixel! Fallout Skateboards: Get the feeling

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FOLLOW ME

Atualizações Twitter

PARCEIROS

Pense nisso:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
fevereiro 2010
S T Q Q S S D
« jan   mar »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

%d blogueiros gostam disto: