United Colors of Benetton – Parte 3

22/05/2009 at 6:09 pm 1 comentário

benetton 4

No último post sobre como as campanhas para Benetton causaram tanto alarde entre outros publicitários, comentei sobre a carta que Oliviero Toscani recebeu de Sanna.

Mas como bom e velho guerreiro, Toscani não deixou de responder às afirmações do colega de profissão. Agora, vocês  poderão ler a resposta do gênio indomável:

Querido Sanna,

Você fez bem sacando a palavra ‘reclame’ e dizendo que suas fotos não passam de imagens, mais nada. Você faz parte das pessoas a quem se manda dormir depois da publicidade.

Então é mesmo verdade, como dizia Hegel: ‘O homem é feito à imagem do que ele come’? Quilos e quilos de rigatoni, de spaghetti, de fusilli. Com a barriga tão cheia, é inevitável que ele se sinta inchado e comece a olhar a realidade com a vista um pouco embaralhada, sobretudo depois de ter bebido em excesso do licor Amaro Averna.

Mas por que não fica bem tranquilo em seu escritório de carpete macio, pensando na maneira de emplumar outros frangos Galletti Vallespluga? Por que quer se meter em questões mais altas que você – o racismo, a Aids, o nascimento?Você deve continuar mostrando o produto como disse tão bem. Pois, no que diz respeito ao cagalhão, fique sabendo que o artista de vanguarda Piero Manzoni já o colocou numa caixa nos anos sessenta, com toda uma outro consciência cultural. Você está chegando muito tarde! Melhor ainda… eu diria que você avança penosamente sem nunca se achar na boa amplitude de ondas com a sua época.(…)

Meu orgulho esse jovem senhor. Pronto, não existe quem possa falar mal do trabalho desse fotógrafo. Ele não teria estudado tanto à toa. Com tudo isso, só queria mostrar como existem pessoas dispostas a mudar a cara do bom e velho “reclame”. Assim como tem muitos outros fazendo questão de se tornarem cada vez mais genéricos. O  importante é ver a emoção além da razão. Quem quer ser publicitário trate de cativar sorrisos, estimular questionamentos e esclarecer conflitos.

E chega ao fim a minha série sobre o ousado Oliviero Toscani.

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Criatividade Vamos torcer pela Nutella

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FOLLOW ME

Atualizações Twitter

PARCEIROS

Pense nisso:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: