United Colors of Benetton – Parte 2

11/05/2009 at 3:16 pm 4 comentários

benetton7

Depois do primeiro post falando sobre uma visão geral do trabalho de Oliviero Toscani, vamos à segunda parte prometida.

Então uma pessoa resolve revolucionar o conceito de campanha publicitária e, por isso, não é bem recebido por outros tão publicitários quanto. Agora, vocês poderão ler uma singela carta recebida por Toscani de um grande conhecido do mercado Gavino Sanna que atuava na Itália, para a Young & Rubicam, em 18 de setembro de 1992, através do jornal “Coriere della Sera”:

“Querido Oliviero,

Depois de ter usado o cilício e acinzentado minha cabeleira de azeviche, venho ajoelhar-me em Canossa. O seu ensinamento, quer dizer, a sua palavra oferece a nós publicitários a única saída possível. Você nos mostrou que a publicidade pode e deve ter uma função bem superior àquela que nós, pobres limitados, lhe atribuímos. Ou seja, a de vender o produto. Hoje, que vemos a sua palavra tornar-se literalmente carne e sangue, nas suas mais recentes campanhas, coramos à simples idéia de ter pensado nisso. A publicidade é uma missão. Quero apagar a imagem desse ‘gavinosanna açucarado’ que eu era, quero tornar-me seu aluno. Se eu tivesse que pensar num cartaz para o lançamento de um novo automóvel, não cometeria o erro de mostrar o produto – coisa demasiadamente fácil e primitiva, como você nos ensinou Oliviero-, mas colocaria em páginas um cagalhão 6×6 para que as pessoas pensassem: ‘Ah!era bem melhor nos velhos tempos’, quando o problema da poluição era representado pelos excrementos inifensivos dos cavalos e não pelo monóxido de carbono.(…)

Oliviero, você ainda não compreendeu que os nossos comerciais não passam de imagens? Não passam de reclame’, como se dizia antigamente. As pessoas não tem necessidade de publicidade, viveriam melhor sem ela e nos fazem um prazer aceitando-a. Pare de bancar o profeta.”

Simpático o Sanninha né? E muito engessado também. Quantos outros não copartilharam de suas palavras para definir as ideias de Toscani? Quantos hoje acham um absurdo mostrar a realidade e ser publicitário consciente? O mundo é hipócrita SIM! O mercado mais ainda.

Anúncios

Entry filed under: Geral.

Coletiva Hugh Jackman – X-Men Wolverine IHG -Biggest Free Nights Offer

4 Comentários Add your own

  • 1. Felipe Carriço  |  11/05/2009 às 7:29 pm

    Cyntia,

    Realmente as campanhas da Benetton são incriveis, e são uma lição para nós publicitários, como foi ressaltado nesta carta.
    Toscani foi muito feliz em fazer isso em um tempo onde isso ninguém havia pensado em moralismo publicitário.
    Sou a favor do choque, e da revolucion, mas com ressalvas, claro. Publicidade, acima de tudo, e vender. Mas, se for possível passar uma mensagem gerando rentabilidade para o cliente, ótimo… tô dentro!

    Muito bom o assunto.

    Até mais!

  • 2. Isabel  |  04/11/2010 às 12:32 pm

    Ola pessoal do Comunique
    Neste tempo de pre conceito rolando solto na internet acho fundamental a proposta do publicitario e tenho publicado suas fotos no intuito de chamar a reflexao.
    Parabéns pelo belo blogue. Passarei a divulga-lo.
    Abraços
    Isabel

  • 3. cyntiasbravo  |  09/11/2010 às 11:49 am

    Olá Isabel! Muito obrigada pela visita!
    Volte sempre!
    Sempre que puder, pesquise assuntos sobre o Oliviero Toscani que você vai se maravilhar!
    Beijos!

  • 4. Marcas de A a Z – Benetton | Midiamorfose  |  25/12/2011 às 10:42 pm

    […] de posts do blog Comuniquec sobre a Benetton – Parte1 | Parte 2 | […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


FOLLOW ME

Atualizações Twitter

PARCEIROS

Pense nisso:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.
maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: